A mensagem de Nossa Senhora de Fátima

11 maio 2026

Em maio, celebramos Maria e, por isso, gostaria de abordar as aparições de Nossa Senhora de Fátima. A primeira ocorreu em maio de 1917 para a pastorinha Lúcia dos Santos, de 9 anos, e seus primos, Jacinta e Francisco Marto, de 6 e 8 anos respectivamente. As crianças haviam conduzido ovelhas à Cova da Iria e brincavam, quando um clarão semelhante a um relâmpago iluminou o céu. Houve um segundo clarão e, sobre uma pequena azinheira, viram uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, emanando luz muito clara e intensa.

“Não tenhais medo, não vos faço mal. Sou do céu.”

Com essas palavras iniciais, Nossa Senhora interferiu na história humana para, num ambiente de guerra, trazer mensagens de paz e salvação. Já em sua saudação, repetiu o que seu Filho tantas vezes recomendou: “Não tenhais medo” (Mt 14, 27).

Após o primeiro encontro, ao longo do mesmo ano, seguiram-se mais cinco. Na segunda aparição, Maria revelou que logo levaria Jacinta e Francisco, enquanto Lúcia permaneceria como sua porta-voz neste mundo com a missão de ajudar a difundir a devoção ao seu Imaculado Coração.

Entre tantas manifestações, as ocorridas em Fátima, Portugal, foram aquelas nas quais Maria mais falou e aconselhou, sendo também as que dispõem de maior número de registros, em razão da permanência entre nós, durante muitos anos, da pastorinha Lúcia, principal interlocutora de Nossa Senhora. Lúcia viveu como freira carmelita enclausurada e através de seus escritos foi revelando e confiando à Igreja e a sua hierarquia, os chamados “segredos”. A morte da vidente ocorreu em 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos.

A Igreja revelou as duas partes do segredo pouco após a sua entrega. A primeira parte refere-se a “visão do inferno” a segunda sobre “O imaculado coração de Maria”, a destruição das almas pecadoras.  Nossa Senhora pediu que todos continuassem rezando pela conversão da Rússia, também comentou sobre a chegada da paz, em particular o fim da Primeira Guerra Mundial, resultando em “algum tempo de paz”.

O “terceiro segredo de Fátima”, permaneceu guardado por muitos anos, o que gerou muito mistério, especulação e medo, até que, a pedido de São João Paulo II, foi revelado em 13 de maio de 2000. Interpretado pelo prefeito da Congregação para a Doutrina da , na época Cardeal Ratzinger, como sendo o terrível atentado sofrido pelo Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro, em 13 de maio de 1981 e a mão protetora da Mãe de Fátima que desviou a bala, protegendo o Santo Padre.

Foi em sua terceira aparição que a Virgem pediu para incluir, após cada Mistério do terço, a oração:

“Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem”.

Nossa Senhora também prometeu realizar um milagre para que todos cressem e, no dia 13 de outubro, diante de uma multidão de 70 mil pessoas, cumpriu o prometido, fazendo o sol brilhar mais intensamente e aproximar-se da Terra num espetáculo nunca visto de luz e cores, num evento sobrenatural que foi denominado “Milagre do Sol”.

Os três pastorinhos, por sua vez, também enxergaram a Sagrada Família de Nazaré. Ao lado da Virgem Maria, as presenças de São José e do Menino Jesus, que abençoava o mundo.  

No conjunto de suas aparições, Nossa Senhora exortou-nos a oração, penitência e a conversão. Numa reflexão extremamente atual, revelou que os conflitos rurais, urbanos, familiares e pessoais somente seriam pacificados quando no coração humano pulsassem os sentimentos do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria.

Somos instigados por Ela a buscar o céu como uma realidade última dos bem-aventurados e a romper com todo e qualquer pacto com o Inimigo de Deus.

Compartilhe

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que achou do conteúdo

Comentários

  • Sandra Duarte
    Eu nasci dia de N Sra de Fatima. Já estive em Fatima . As aparições dela sempre me emocionam. Eu só não sabia que ela pediu para orar pela conversão da Rússia .
  • Delinide
    Lindo texto de exemplos que devemos seguir em nossas vidas
  • Teresa Cristina
    Obrigada minha Nossa SENHORA POR SUA INTERCESSÃO ,pela suas bençãos .Só Gratidão por nós todos e bençãos . LINDA A MENSAGEM,SO NOS FORTALECE NA FÉ EM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!.AMÉM
  • Maria Aparecida Reis
    Precisamos confiar mais nas promessas de Deus!! Senhor Jesus das Santas Chagas aumentai a minha fé.
  • EDNEIDE FERNANDES DA SILVA
    Linda mensagem, muito edificante 🤍
  • Salete De Paula
    Um texto bom para conhecimento e da vida de Sonhora de Fátima
  • Anailza Alves dos anjos pinto
    Adorei que nossa senhora de Fátima antecede por todos nós
  • Regina Célia de Souza Silva
    Conteúdo magnífico e edificante para mim e obrigado pela atenção e oportunidade de aprender mais sobre nossa senhora nossa magnífica mãezinha do céu! Gratidão pe. Reginaldo, Deus lhe abençoe grandemente por Jesus e Maria paz e bem, amém! ⚘️ ⚘️ ⚘️
  • Elisabete Glass
    Linda mensagem de Nossa Senhora de Fátima acNossaompanho as novenas do padre no rádio .
  • Sandra Mara da Silva
    Que Nossa Senhora de Fátima. Nós cubra com o teu manto sagrado, abençoado toda a minha família. Amém.
  • Salete Morais
    Gostei muito. Muito interessante e curioso.
  • Maria Joelma
    Palavras que, conforta e acalma o nossos corações!!
  • Antonia Bandeira da Silva Oliveira
    Maravilhoso, tudo que precisamos para tirar às nossas dúvidas e para nos fortalecer ainda mais na fé. Parabéns padre Reginaldo Manzotti.
  • IZABEL CHRISTINA DE CARVALHO MAGALHAES
    Muito bom! excelente Amém 🙏
  • Luis carlos
    E realmente,magnífico,a história da aparição de nossa senhora.. Sou coordenador do terço dos homens da minha paróquia.. Sou de Santo Antônio do Monte,Minas Gerais.. Eu nao sabia que esse trecho que nossa senhora pede pra incluir em cada mistério..inclusive amanha dia 15 de maio 2026 temos terço..irei falar sobre essa matéria.
  • Maria Marta Vieira Ferreira
    Conteúdo edificante e esclarecedor.
  • Maria Eliane Farias Nobre
    A aparição de Nossa Senhora de Fátima marcou profundamente a fé cristã e a história da Igreja. Em 1917, na pequena cidade de Fátima, três crianças humildes — Lúcia, Francisco e Jacinta — afirmaram ter visto a Virgem Maria trazendo uma mensagem de oração, penitência e conversão para toda a humanidade. A história de Fátima nos faz refletir sobre a importância da fé, da esperança e da confiança em Deus, mesmo em tempos difíceis. A mensagem deixada por Nossa Senhora continua atual: rezar pela paz, praticar o amor ao próximo e fortalecer a vida espiritual. É também um exemplo de como Deus escolhe os simples e humildes para transmitir grandes mensagens ao mundo.
  • Silvana Oliveira Gonçalves
    O que eu tenho a dizer que eu amo tudo o que DEUS ,Maria Santíssima e Jesus Cristo me ensina a cada dia em minha vida . É só benção para mim Silvana meus filhos Karolayne, Karen e o Kayky e meus netos Davy e Ariela e para toda minha família e para toda humanidade ❤❤❤
  • natalino carvalho
    Amo nossa senhora de Fátima
  • Mailde Monteiro Maria do Prado
    Nossa Senhora veio para nos trazer de Paz e Salvação Obrigada mãezinha por tudo
  • Mailde Monteiro Maria do Prado
    Nossa Senhora veio para nos trazer de Paz e Salvação
  • Cristina Santilli
    Achei muito emocionante. Nossa Senhora é poderosa e nunca nos abandona !
  • Getulio Fonseca
    Excelente, histórico e Santo.
  • Eu achei simplesmente lindo maravilhoso, que toca no coração de uma forma especial.
    Quando estou triste , sempre me lembro da dor que a Virgem Maria mãe de Jesus Cristo sofreu , ao ver seu filho sendo condenado, torturado e morto,crucificado na cruz. Aí eu rezo ! Ave Maria e também Salve Rainha. Fico bem melhor. Graças a Deus Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo! Para sempre. Amém
  • Nilceia Helena de Freitas
    Muito bom pra mim, pois sabia pouco da aparição de nossa senhora de Fátima
  • Áline
    Muito lindo,obrigada padre pelo seu compromisso com Jesus e Maria ,O senhor nos ensina tanto.
  • Luciana LIMA MONTEIRO
    Olá, eu gostei muito deste conteúdo. Muito obrigada por compartilhar. Fiquem com Deus. Amém!
  • Creuza Maria da Silva
    Nossa Senhora de Fátima, agradeço por todas as Graças e Bençãos recebidas, na minha vida Obrigada Mãe por atender o meu clamor a liberação do Inventário de meus pais. Muito obrigada Nossa de Fátima.
  • María Ingrid Nascimento de Sousa Santos
    Maravilhoso, que tenhamos mais explicação sobre a vida de Nossa senhora, é muito gratificante ao nosso coração que Nossa Senhora está sempre ao nosso lado, e fazemos o que ela pede vamos rezar o santo terço. Amém, obrigada por tamanho ensinamento amém.
  • Adriana Gomes Batista
    Abençoe pela minha família e minha casa.
  • Fátima Silva Ferreira
    Uma mensagem de muita reflexão para pensarmos o que estamos fazendo para aproximarmos mais deus e dos nossos irmãos onde podemos aliviar as dores e o sofrimento do mundo .
  • Edilene Silva
    Muito bom nos ajuda a entender melhor sobre nossa senhora de Fátima
  • Luzinete Silva
    Maravilhoso demais q nossa senhora de Fátima nos abençoe e também o padre Reginaldo pra q continue tendo força e coragem para seguir com está obra de deus
  • Maria inez da Silva sousa
    Muito lindo conta história de nossa senhora de Fátima abençoe meus filhos
  • Francisca Ferreira Maia
    Amém gratidão
  • Terezinha Flores
    Muito linda o relato dá Virgem de Fátima!
  • Ana Fonseca
    Amei relembrar a história de Nossa Senhora de Fátima de quem sou devota. Muito obrigada!
  • Carlos Mauricio Viana
    Eu achei uma benção saber mais coisa deste abençoando Dia 13 de maio Nossa Senhora De Fátima. Não tenha medo venho do Céu.
  • Diana soraia correa costa
    Falar da aparição de Fátima, como disse a mãe de Fátima não tenhais medo sou do céu, me traz um conforto um amor no coração sabendo que ela está interssedendo por nós, que possamos confiar sempre em sua intersecção, e a mãe de Fátima sempre intersseda por nós amém
  • Gracinete moreno da silva
    Uma linda história de profundo sentimentos e de alegria...a Virgem intercede por cada um de nós,e principalmente por os pecadores... Cada milagres nos emociona e sabemos que a mão poderosa daquela que nunca abandona os filhos na terra e no céu 🙏🏽🙌🏽
  • da Paz Silva
    Aprendi mais um pouco, a respeito das aparições de nossa senhora. Deus abençoe a obra evangelizar é preciso
  • Maria Aparecida Coura Barroso
    Excelente sou devota de Nossa Senhora de Fátima ,gostaria de receber novena,terço de nossa senhora de Fátima
  • Joseane Constantino da silva
    Uma história muita linda, de muita fé e paz que tanto precisamos ouvir e seguir. É tbm a aparição de nossa senhora de Fátima para as crianças .
  • Maria de Fátima Nascimento
    Maravilhoso saber que nossa senhora de Fátima está cuidando de todos nós. Temos que orar o terço diariamente.Que ela rogue por nós.
  • Fernanda augustinhaki de Oliveira
    Linda sua história ❤️❤️
  • Barbosa Rodrigues
    Muito lindo esse fato, só prova Nossa Senhora de Fátima iluminada, nossa mãe Aventurada, glorificada sempre nos escuta nos guarda de tudo perigo do inimigo.Amem agora e sempre.🙏🙏🙏
  • Ana Lucia
    Muito bom
  • Rosangela Eunice Santiago
    Muito interessante, tem coisas que não sabia gostei muito. Obrigada.
  • TATIANE CRISTINE DA SILVA COSTA
    ENRIQUECEDOR.
  • Werbeth Silva Duarte
    Achei muito rico em informações de sua aparições para os três pastorinhos para trazer para nós mensagem de paz e esperança
  • Maria
    Amei nao ter medo e o que mais me tocou tô vivendo isto.
  • Selma
    Lindo demais já recebi muitas graças através do santo rosario
  • Marilda Lacerda
    Bom dia. Excelente. Adoro Nossa Senhora de Fátima. Amo muito mesmo.