Padre Reginaldo Manzotti celebra Santa Missa do Galo em Curitiba (PR)

19 dezembro 2024

Na próxima terça-feira, dia 24 de dezembro, Padre Reginaldo Manzotti celebra a Santa Missa do Galo, às 19 horas, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba (PR).

A tradicional Missa do Galo é a celebração do nascimento do Menino Jesus, realizada sempre no dia 24 de dezembro. A principal celebração acontece, todos os anos, na Basílica de São Pedro com a presidência do Papa Francisco à meia-noite e é televisionada para o mundo todo.

A celebração com o Padre Reginaldo Manzotti será transmitida em seu canal oficial do Youtube, pela TV Evangelizar e pelas Rádios Evangelizar.

 

Por que “Missa do Galo”?         

O nome “Missa do Galo” só existe nos países de língua latina. A denominação oficial para essa celebração é “Santa Missa de Natal” ou “Celebração do Natal do Senhor’. Uma das explicações do nome é de origem romana e conta que, naquele 24 de dezembro, foi a única vez que o galo cantou à meia-noite, antecipando o anúncio do nascimento de Jesus. O galo era considerado uma ave sagrada no antigo Império Romano. O animal passou a simbolizar vigilância, fidelidade e testemunho cristão. Tanto que, nas Igrejas mais antigas, há a figura da ave em seus campanários.

Outra explicação é que, antes de baterem as 12 badaladas da meia-noite do dia 24 de dezembro, cada lavrador da província de Toledo, Espanha, matava um galo em memória daquele que cantou quando Pedro negou Jesus. A ave era levada para a Igreja e, depois, doada aos pobres, garantindo-lhes um Natal mais feliz.

E por último, tem a explicação que a comunidade cristã de Jerusalém ia em peregrinação a Belém para participar da Missa do Natal na primeira vigília da noite dos judeus, na hora do primeiro canto do galo.

 

Serviço:
Santa Missa do Galo
Dia: 24/12/2024
Horário: A partir das 19 horas
Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas | Praça Senador Correia, 55 – Centro | Curitiba – PR

Compartilhe

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que achou do conteúdo

Comentários